Porque sua empresa precisa investir em marketing digital?

O empresário ainda não entendeu que marketing é Ativo do negócio e, do ponto de vista contábil-financeiro, gera receita…

Precisamos ajudar esse cara entender que se trata de investimento e sustentabilidade do negócio. Por qual razão cortar a verba de comunicação/marketing?

É como você arrancar um dos quatro pés da mesa. Não faz sentido.

Agora, se você já está presente no meio digital, seja por meio de um site, as informações abaixo serão importantes para a sua tomada de decisões de investir mais ainda no Marketing Digital.
A sua empresa aparece no Google?

Mais importante do que aparecer nos resultados de busca – seja na listagem orgânica ou paga, é estabelecer relacionamento com o cliente antes e depois da venda. Logo, sua marca precisa aparecer com frequência na tela do usuário, afinal, quem não aparece não é lembrado.

De forma simples, podemos resumir o comportamento atual de consumo em três momentos:

Desejo – quero comprar alguma coisa, preciso fazer uma pesquisa da faculdade, quero entender meu resultado de exame;
Busca – pode ser indicação do amigo, pesquisa no Google, WhatsApp, Facebook;
Resposta – a solução do problema deve aparecer quase que instantaneamente. Não importa se é informação, produto ou serviço.

Então, quando o consumidor fizer buscas relacionadas aos seus produtos ou serviços, ou ainda precisar encontrar uma dica de suporte técnico, por exemplo, você está lá presente com conteúdo relevante e pronto para responder as perguntas?
O taxista consegue levar o cliente até sua loja sem ter o endereço?

Outrora esqueci meu smartphone em um cliente e só dei falta naquele momento “preciso olhar minhas redes sociais”… me senti completamente refém daquele aparelho. Era como se tivessem roubado minha carteira.

Aplicativo de banco, solicitação de corridas de táxi, pagamentos via PayPal, agenda de contatos, visitas técnicas, tudo naquele aparelho.

Decidi então tomar um táxi e ir resgatar o celular, mas qual era o endereço? Perguntei ao motorista se ele usava o aplicativo Waze e informei apenas o nome do estabelecimento. Bingo! Deu certo.

Aparecer no Google é fundamental para o seu negócio, tanto para visibilidade/massificação da marca, como também é uma prestação de serviço para o consumidor. Se a sua empresa aparece na tela de pesquisa do Google, é provável que também apareça no Google Maps, no Waze e vários outros canais.
Fez um site novo ou anunciou no Google/Facebook… E, o telefone tocou?

Outro ponto é que vale lembrar: como é o atendimento na sua empresa? Conseguem encantar os clientes ao ponto de receber depoimentos positivos em canais como Instagram, TripAdvisor, Google ou Facebook? E aquela reclamação no ReclameAQUI, foi bem atendida?

Usar bem o dinheiro significa ter clareza dos objetivos e responsabilidades com a estratégia online. Marketing por marketing não faz milagres.

E por responsabilidade entende-se ainda: contratar pessoas ou agências corretas, que vão aplicar as estratégias de forma como deve ser. Infelizmente, existe muita gente que toma proveito do potencial do marketing digital para agir de má fé.

Atuamos outrora em dois casos muitos semelhantes nas áreas de educação e saúde. O investimento médio de marketing de ambas as empresas estava na casa de R$ 15.000,00 mensais e o telefone não tocava. O nosso diagnóstico apontou que o problema estava no site da clínica, que não seguia as regras estruturais exigidas pelo Google e, portanto, era invisível diante dos “olhos do gigante buscador” – e a verba de anúncios era paga para agência – que embolsava 83% do saldo disponível para link patrocinado (que nada mais são que anúncios feitos no Google). Já para escola, a estratégia do link patrocinado no Google trazia muitas visitas ao site da empresa, mas, como este não tinha nenhum estímulo a uma ação, que chamamos de call to action, o contato era perdido. Ou seja: investimento em vão!

SOLUÇÃO: Quando essas duas empresas perceberam a importância de construir um Ativo de Marketing e compreenderam que seria rentável para o negócio, buscaram a solução mais assertiva para o problema: a clínica adotou técnicas de SEO (otimização de site para buscadores) e pagamento da verba de link patrocinado diretamente para o Google; e a escola reformulou o site considerando as boas práticas de CRO (otimização da taxa de conversão). Agora sim o telefone toca e ambas conquistam novos clientes via internet!
Tem departamento de marketing, mas a equipe de vendas não bate metas?

Um estudo global do Boston Consulting Group de 2016, mostra que a evolução digital das empresas ainda é lenta porque falta visão estratégica, dentre outros fatores. É preciso apoiar as equipe de vendas e marketing de modo que elas atuem como um time, afinal, elas são partes integrantes de um mesmo processo, pois o resultado de ambas as áreas é aumento de vendas.

A empresa inteira precisa atuar como um time! Todos os envolvidos no processo de vendas precisam ser guiados por estratégias, processo, objetivos e metas claras e específicas.

Estamos falando de uma abordagem de gestão de marketing orientada por processos e resultados que geram lucro para a empresa.

Se a equipe de vendas não bate metas, entenda que a responsabilidade é quase sempre do decisor. Porque é ele quem traduz à equipe a alma do negócio, é quem determina o jeito de fazer as coisas (tom da comunicação, público-alvo, valores da empresa, etc). Esse “jeitão”, por sua vez, deve orientar o marketing que irá orientar a direção e estratégias de vendas.Tudo isso será refletido na entrega de uma boa experiência para o consumidor e, consequentemente, no sucesso dos resultados.

Ou seja, defina um modelo/processo estruturado de marketing e vendas para promover a integração das áreas. Documente as tarefas de cada etapa do processo, some atitude ao uso de novas tecnologias para inovar o seu negócio, gere conteúdo relevante para treinar/capacitar os colaboradores e clientes. Enfim, todos os pontos de contato da organização (marca, conteúdo, equipe, site) devem estar alinhados num propósito único para assim conseguirem potencializar a produtividade e gerar lucro crescente para empresa. Ou seja: trabalhe com o conceito de que todas as áreas fazem parte importante de uma cadeia. Se uma não funcionar, as outras também não conseguirão atingir seus objetivos.
Você acha muito caro produzir conteúdo e prefere pagar apenas por anúncios?

Pesquisa encomendada pela Revista Forbes em 2017, mostrou que 43% das pessoas preferem marcas que geram conteúdo. Outros 43% lembraram de campanhas de conteúdo, sendo que ninguém citou anunciantes específicos na pergunta geral.Significa que utilizar conteúdo para promover o seu negócio é até cinco vezes mais vantajoso do que investir apenas em publicidade.

Obs: Post publicado por autoria de Rafael Rez.  Marketing de Conteúdo

 

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